quinta-feira, 22 de abril de 2010

'Sonhos roubados' dá voz às meninas das comunidades cariocas

Atuação da protagonista Nanda Costa foi premiada no Festival do Rio.
Produção dirigida por Sandra Werneck chega aos cinema nesta sexta (23).

Da Reuters
Em "Sonhos roubados", Sandra Werneck ("Cazuza - o tempo não para"), de certa forma, retoma o tema de seu filme anterior, o documentário "Meninas" (2006), que acompanhava um grupo de adolescentes grávidas moradoras de comunidades cariocas.
Em seu novo trabalho, a diretora questiona, agora na ficção, o que acontece com essas garotas e seus bebês. O filme estreia nesta sexta-feira (23) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, São Bernardo do Campo, Santo André e Guarulhos.
O personagem central do longa é Jessica (Nanda Costa, da novela "Viver a vida"), adolescente, mãe solteira (o pai da criança ajuda um pouco, mas a mãe dele atrapalha) e órfã que vive com o avô (Nelson Xavier, de "Chico Xavier"). A garota frequenta uma escola pública mas nem pensa em terminar o colegial. Quando precisa de um dinheiro extra, se prostitui.
Para aumentar essa renda - que nem sempre é usada no sustento da filha - a personagem finge ser mulher de um presidiário (o rapper MV Bill, estreando como ator) e lhe faz visitas íntimas no presídio.
Essa estranha relação, no entanto, parece caminhar para algo mais sério. Ele tem os pés no chão, ao contrário da garota, e até quer um relacionamento estável, um casamento mesmo. Mas Jessica tem dúvidas.
Jessica tem duas grandes amigas Sabrina (a estreante Kika Farias) e Daiane (Amanda Diniz, de "O sítio do Picapau Amarelo"), que também moram na mesma comunidade e enfrentam problemas.
Daiane acabou de completar 14 anos e é molestada pelo tio (Daniel Dantas) que a criou, embora quisesse mesmo viver com o pai (Ângelo Antônio), que nunca a assumiu. Ela não faz programas, mas sempre ganha uns trocados ajudando as amigas.
Já Sabrina vive sozinha, até que um jovem traficante poderoso (Guilherme Duarte) se apaixona por ela e começa a sustentá-la.
A resolução dos problemas das três garotas, na verdade, se torna estopim para novas complicações em suas vidas. Jessica briga com a mãe evangélica (Zezeh Barbosa) do pai (Silvio Guidane) de sua filha. Daiane quer ganhar o amor do pai e uma festa de 15 anos, mas só conquista a amizade de uma cabeleireira (Marieta Severo). Sabrina raramente vê o namorado, embora ele pague sua casa. O envolvimento dele com o tráfico poderá lhe trazer problemas.
Com roteiro assinado por seis pessoas - entre elas, a diretora e seu parceiro de outros filmes, Paulo Halm - "Sonhos roubados" foi buscar sua base no livro-reportagem "As meninas da esquina - diários dos sonhos, dores e aventuras de seis adolescentes do Brasil", da jornalista Eliane Trindade -, reduzindo as personagens a apenas três.
Com uma esmerada direção de fotografia de Walter Carvalho - parceiro de Sandra em diversos filmes e codiretor de "Cazuza - o tempo não para" -, "Sonhos roubados" faz um retrato franco da juventude feminina das comunidades cariocas.
A maioria dos filmes coloca em primeiro plano os homens desse mundo. Aqui, a diretora dá voz às mulheres que estão por trás desses chefões, traficantes e pais muitas vezes negligentes.
O filme levou o prêmio do júri popular no Festival do Rio do ano passado, de onde Nanda Costa saiu consagrada como melhor atriz. Isso prova o seu poder de comunicação com plateias, o que, no entanto, não justifica a simplificação dos dramas das personagens na reta final, quando tudo parece encaminhar para um final ameno, enfraquecendo um pouco tudo o que se viu até então.
(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh