sábado, 14 de novembro de 2009

ÍDOLOS DO DEPP-MARLON BRANDO


Data e Local de Nascimento
03/04/1924, em Omaha, Nebraska, EUA
Data e Local de Falecimento
01/07/2004, em Los Angeles, California, EUA    (fibrose pulmonar)
Nome de Batismo
Marlon Brando Jr.
Altura
1,78 m
Minibiografia
Descendente de imigrantes irlandeses, Marlon Brando era o filho mais novo de Marlon Brando Sr., um vendedor de carbonato de cálcio, e de Dorothy Pennebaker, professora de teatro que chegou a ministrar aulas a Henry Fonda.
Sua irmã mais velha, Jocelyn, também foi atriz e a primeira a deixar o meio-oeste por Nova York, onde estudou teatro. Com ela, seguiu também Frances, a outra irmã de Brando, só que para estudar arte.
Enquanto isso, ele entrou para a Academia Militar, em Shattuck, onde teve problemas num dos joelhos, ao jogar futebol, e terminou saindo por indisciplina. Em 1943, decidiu seguir o caminho das irmãs, indo para Nova York, onde se matriculou num curso de teatro. Sua estréia na Broadway ocorreu no ano seguinte, com a peça "I Remember Mama", um grande sucesso. Como um jovem ator da Broadway, Brando recebeu vários convites para fazer testes para o cinema, mas preferiu continuar em Nova York. Seu maior sucesso no teatro ocorreu em 1943, quando participou da montagem da famosa peça de Tennessee Williams, "Um Bonde Chamado Desejo".
Sua estréia em Hollywood ocorreu em 1950 no papel principal do ótimo filme de Fred Zinnemann, "Espíritos Indômitos", ao lado de Teresa Wright. No ano seguinte, atuou no premiadíssimo filme de Elia Kazan, "Um Bonde Chamado Desejo". Na ocasião, Brando foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, tendo perdido a estatueta para Humphrey Bogart, por sua atuação em "Uma Aventura na África".
A partir daí, Brando acumulou sucesso após sucesso, sendo oito vezes indicado ao Oscar de Melhor Ator, e agraciado com duas estatuetas por seus trabalhos em "Sindicato de Ladrões", de Elia Kazan, e "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola.
Em 11/10/1957, Brando casou-se com a atriz Anna Kashfi, de quem se divorciou em 22/04/1959; voltou a se casar em 04/06/1960 com a atriz mexicana Movita Castañeda, de quem se divorciou dois anos depois; finalmente, casou-se com Tarita Teriipia, natural de Bora Bora, na Polinésia Francesa, em 10/10/1962, divorciando-se dela em 14/07/1972. Todas suas esposas encontravam-se grávidas ao se casarem. No seu testamento, Brando reconhece os seguintes filhos: Christian, de seu casamento com Anna Kashfi; Miko e Rebecca, de seu casamento com Movita; Simon e Cheyenne, de seu casamento com Tarita; Petra, Maimiti e Raiatua, por adoção; Nina, Myles e Timothy, de seu relacionamento com sua governanta, Christina Maria Ruiz.
Em maio de 1990, seu filho Christian assassinou Dag Drollet, amante tahitiano de sua meia-irmã, Cheyenne. Cinco anos depois, deprimida pela morte de Dag, Cheyenne enforcou-se aos 25 anos. Alguns meses depois da morte de Brando, sua ex-mulher Tarita escreveu suas memórias, as quais deu o nome de "Marlon, Meu Amor e Meu Tormento", onde alega que ele teria abusado sexualmente de sua filha Cheyenne.
Marlon Brando é considerado o maior ator de cinema de todos os tempos, rivalizado apenas por Laurence Olivier. Ao contrário deste último, que preferiu dedicar-se mais ao teatro, Brando concentrou seu talento no cinema, após sua ligeira passagem pelos palcos da Broadway.
 

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh