Foi assistindo filmes de terror e lendo as histórias macabras de Edgar Allan Poe que Tim Burtonmoldou seu gosto por filmes em tons sombrios. Hoje, sua filmografia consiste em longas com cores fortes, maquiagens pesadas e Johnny Depp.
Nos anos 90 Burton deixou marcado seu nome ao adaptar Batman e Batman – O Retorno, filmes que para a época foram muito bons, trouxe um humor negro diferente em Marte Ataca, e fracassou em críticas na refilmagem de Planeta dos Macacos.
Dos filmes selecionados abaixo, 3 ganharam o Oscar, 2 possuem no elenco a interpretação da britânica mulher de Tim Burton, Helena Bohan Carter, 4 são protagonizados por Johnny Dep e os 5 tem como cores principais, o preto e o branco.
Sombrio, trágico e gótico. Tim Burton.
5. Sombras da Noite (Dark Shadows) – 2012
Na minha lista dos melhores de Tim Burton, Sombras da Noite estaria em uma posição bem abaixo. Mas não há como evitar o ótimo elenco que compõe o filme. Johnny Depp aqui fazendo um vampiro sedento de vingança, Helena Bohan Carter, Eva Green e Christopher Lee também fazem parte. Mas não se engane, o filme não é um suspense, muito menos um drama, para mim está longe de ser comédia também. O gênero é uma mistura meio surreal que só o Burton tem.
Sem dúvida um filme muito marcante. Aqui, Johnny Depp faz um ótimo papel de um detetive excêntrico enfrentando forças sobrenaturais. A história do filme fica na mente, tanto que vi há muitos anos e ainda lembro dos detalhes góticos e sombrios. Há quem diz ser um dos últimos bons filmes da boa fase de Burton. Ganhador do Oscar de Melhor Direção de Arte e indicado ainda para Melhor Fotografia e Melhor Figurino.
Um clássico que tem a verdadeira cara de Tim Burton. Cheio do humor negro misturado com um clima fúnebre que ao mesmo tempo que te assusta te faz rir. Por muitas vezes foi passado na sessão da tarde e ficou eternizado para quem já viu, as palavras “Besouro Suco, Besouro Suco, Besouro Suco!” Posteriormente o filme virou um desenho animado sombrio tanto quanto o original.
O ponto alto da fama da carreira de Burton. Um de seus melhores filmes que o levou a ficar conhecido juntamente com o ator principal, Johnny Depp. Uma história fantástica, uma trilha sonora muito boa e um novamente uma indicação ao Oscar de Melhor Maquiagem. Um filme que marcou a infância de muita gente na sessão da tarde, um clássico que merece ser revisto.
Nunca fui fã de musicais. Muita animação e felicidade brotando do nada não me agrada. Mas aí eu vejo esse filme. Pronto. Musical nunca foi tão bom de se ver. Johnny Depp encarna um personagem sangrento e sedento por vingança após ter se separado de sua amada. Helena Bohan Carterinterpretando uma louca doentia como só ela sabe fazer. O musical mais macabro que já vi. E um final brutalmente excelente. 2 indicações e 1 Oscarde Melhor Direção de Arte. Este dá vontade de ver de novo noHalloween.
VIA PIPOCATV