Desde 2016, Johnny Depp é e sempre será Gerardo Grindelwald na franquia Animais Fantásticos, quer gostemos ou não — assim como Alan Rickman sempre será lembrado como Severo Snape, e Richard Harris e Michael Gambon serão eternamente Dumbledore.
Previsto para aparecer nos cinco filmes spin-offs de Harry Potter (sim, ele dá as caras em Animais Fantásticos e Onde Habitam!), o ator tem causado discórdia entre os fãs desde a sua escalação.
Mas quem é Grindelwald de verdade? Gerardo Grindelwald (Gellert Grindelwald no original) foi um dos maiores bruxos das trevas do mundo criado por J.K. Rowling — antes de Voldemort, é claro (comparações com o Lorde das Trevas interpretado por Ralph Fiennes estão abertas para discussão). A principal diferença entre eles é que o envolvimento de Grindelwald com as artes das trevas ameaçou a América do Norte e a Europa drasticamente nos anos 20.
Ele foi de amigo, para possível amante, para arqui-inimigo de Alvo Dumbledore — isso mesmo, de um dos maiores bruxos (do bem) que já existiu. Em 1945, o duelo entre os dois ficou conhecido como uma das disputas mais lendárias da história bruxa.
Quer saber mais sobre Grindelwald? Ou redescobrir o que você já sabia, mas não lembrava? Então, seja bem-vindo à aula do universo bruxo do AdoroCinema!
Atenção: o texto a seguir contém spoilers da trama de Animais Fantásticos e Onde Habitam.
Origem
Relação com Dumbledore
Depois deste episódio, que aconteceu em 1899, a amizade entre Alvo e Gerardo chegou ao fim e Grindelwald fugiu. Tudo indica que, desde então, ele passou a desenvolver um interesse pelos Obscurials.
Se você veio até aqui, deve ter notado que os spoilers de Animais Fantásticos e Onde Habitam foram poucos. A partir de agora teremos grandes spoilers da trama do filme. Continue por sua conta e risco.
É sério.
Não diga que não avisamos.
Corta para 1926.
Animais Fantásticos e Onde Habitam se passa em 1926. Nesta data, Alvo Dumbledore está de volta a Hogwarts, trabalhando como professor de Transfiguração, enquanto Gerardo Grindelwald já é uma ameaça mundial. Um terrorista fugitivo, com inúmeros seguidores fanáticos que acreditam que os bruxos devem governar os trouxas, ao invés de se esconder deles, e massacram quem se opõem a eles.
Grindelwald usa como símbolo de seu poder as Relíquias da Morte (que parece funcionar como a Marca Negra de Voldemort — é só encostar nele que o Lorde das Trevas vem).
Nova York
Para se misturar, Grindelwald se disfarça como o auror do Congresso Mágico dos Estados Unidos (MACUSA) Percival Graves (Colin Farrell), usando a Poção Polissuco (e onde está o Graves original? Nem o produtor David Heyman sabe ainda!).
Em certo momento, Graves/Grindelwald questiona Newt Scamander (Eddie Redmayne) sobre ter sido um dos protegidos de Dumbledore em Hogwarts — quem mais sentiu um ciuminho nessa hora?
Palavras finais
Desmascarado por Newt Scamander no final do filme, o Grindelwald de Johnny Depp tem duas falas:
Porém, pode ser que a frase tenha um significado mais ideológico: o sentimento de que sua "causa nobre" é para um bem maior, e bruxos como Newt e Tina (Katherine Waterston), que ficam no caminho do progresso, estão se ferindo ao tentar atravancar a sua missão.
Futuro em Animais Fantásticos
Baseado na sua idade, ele já deve ser detentor da Varinha das Varinhas (que ele pegou de Gregorovith) e ainda está à procura das outras duas Relíquias da Morte. No filme, Tina pega dele sua outra varinha com "Accio". É improvável que agora ela seja a proprietária da Relíquia, pois essa troca geralmente acontece quando se usa "Expelliarmus".
A briga entre os dois deve acontecer no último filme da franquia, Animais Fantásticos 5, que se passará em 1945.
Pode até parecer que já contamos tudo o que vai acontecer, mas ainda tem muita coisa sobre Gerardo Grindelwald que não sabemos dos livros de Harry Potter. Temos certeza que J.K. Rowling fará um bom trabalho a partir daqui.
Animais Fantásticos e Onde Habitam está em cartaz nos cinemas.
via AdoroCinema