quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Simbiose Entre Actores e Realizadores

Quando falamos de Tim Burton é impossível não associar imediatamente Johnny Depp. Esta dupla de sucesso já colaborou sete vezes e prepara-se para um oitavo projecto em conjunto – ‘Dark Shadows’.
A filmografia desta dupla inclui ‘Eduardo Mãos de Tesoura’, o primeiro projecto da dupla e que ainda hoje é considerado um dos maiores romances de sempre. Quatro anos depois voltaram a reunir-se para ‘Ed Wood’, um biopic sobre Edward D. Wood Jr., considerado o pior realizador de sempre.
O terceiro projecto da dupla foi para a adaptação ‘ A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’. Em 2005 foram lançados dois filmes ‘A Noiva Cadáver’ e ‘Charlie e a Fábrica de Chocolate’ onde Johnny Deppconseguiu óptimas críticas com o seu Willy Wonka.
Com ‘Sweeney Todd – O Terrível Barbeiro de Fleet Street’, finalmente chegou a nomeação de Johnny Depp pela mão de Burton, que apesar das críticas positivas não foi tão bem sucedido nas bilheteiras como ‘Charlie e a Fábrica de Chocolate’, talvez vítima do preconceito em relação a musicais.
Já o seu último projecto ‘ Alice No País Das Maravilhas’ apesar de críticas ambíguas foi um sucesso de bilheteiras, desde que se soube que Burton iria realizar este filme houve uma grande expectativa em ver Depp como Chapeleiro Louco, afinal depois de Wonka, parecia um papel feito à sua medida.
Porém estes dois não têm sucesso apenas juntos, Johnny Depp com o seu Capitão Jack Sparrowconseguiu a sua primeira nomeação para o Óscar e talvez tenha suplantado o seu Edward, já Tim Burton rivaliza com Nolan na categoria de melhor realizador de Batman.
Não só Burton e Depp têm uma relação simbiótica, Martin Scorsese e Robert De Niro também o têm.
Esta relação iniciou-se em 1973 com ‘Os Cavaleiros do Asfalto’. No ano seguinte eles iriam colaborar em ‘Taxi Driver’, aquele que é para muitos o melhor filme da dupla e que imortalizou a frase “You talkin’ to me?”. ‘New York, New York’ foi um flop que conduziu o realizador à depressão e às drogas.
A década de 80 foi como um déjà vu para o realizador, iniciou em excelente forma com ‘O Touro Enraivecido’ considerado um dos melhores filmes de sempre e um dos melhores sobre desporto. Depois com ‘O Rei da Comédia’, que revelou ser um maior flop do que ‘New York, New York’.
Os anos 90 já foram mais benévolos com Scorsese que realizou três projectos com De Niro, ‘Tudo Bons Rapazes’, filme que rivaliza com ‘O Padrinho’ na categoria de melhor filmes sobre gangster de sempre, ‘O Cabo do Medo’, onde De Niro consegue uma das melhores interpretações de sempre e ‘Casino’, onde volta a filmar o mundo dos gangsters.
Actualmente surgem rumores que uma reunião desta dupla está para breve.
O novo milénio trouxe um novo favorito para Scorsese que é Leonardo Dicaprio.
Esta amizade começou com ‘Gangs de Nova Iorque’ que recebeu 10 nomeações para Óscar e muitos acreditavam que seria desta que o realizador de origem italiana iria leva-lo para casa, mas não foi isso que aconteceu. Com ‘O Aviador’ Leonardo DiCaprio mostrou a todos o porquê de se tornar o sucessor de De Niro na lista de Scorsese.
Finalmente em 2006 chega o Óscar ao realizador com ‘The Departed- Entre Inimigos’, o filme seria o reencontro de DiCaprio e DeNiro, mas Jack Nicholson acabou por ficar com o papel destinado ao último.
‘Shutter Island’ teve a sua estreia adiada falhando assim as nomeações para os Óscares de 2010, neste filme nota-se mais uma vez que esta relação entre o actor e o realizador é para durar.
Tal como Johnny Depp e Tim Burton, o sucesso de Leonardo DiCaprio não depende exclusivamente de Martin Scorsese nem vice-versa, o actor saiu do anonimato pela mão de James Cameron em‘Titanic’, conseguiu uma das suas melhores actuações e a sua terceira nomeação para Óscar com‘Diamantes de Sangue’ e mais recentemente fez parte do blockbuster intelectual ‘A Origem’.
Já Martin Scorsese têm-se dedicado mais a documentários e à televisão com a extraordinária série‘Boardwalk Empire’, que produz e realiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh