quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bastidores de 'Alice' se torna livro

Artigo por Jim Hill

Quando fui à sala de coletiva de imprensa em julho do ano passado na Comic Con, Tim Burton disse que, na verdade, Alice no País das Maravilhas não foi seu primeiro filme usando o fundo verde nas gravações (Sweeney Todd de 2007 foi). Mas por causa da quantidade de cenas do lançamento da Disney utilizando a técnica, o diretor ''tentava dar aos atores algo real para se basear. Um adereço. Um móvel. Apenas para que eles tivessem um chão, tivessem algo servindo como ancora neste mar de verde quando atuavam.''

Imagem

Quando sentei nesta conferência de imprensa em particular, me perguntei a que Tim estava se referindo. Mas agora que li ''Alice in Wonderland: A Vision Companion'' de Mark Salisbury (à venda na Amazon), entendi os desafios que Burton enfrentava.

Este maravilhoso livro com os bastidores do filme revela muitos dos truques cinematográficos que Tim usou para trazer o País das Maravilhas à vida. Alguns dos efeitos foram relativamente simples de realizar (Ex: ao filmar uma cena ''de ponta cabeça pelo lado certo'' para parecer de outro mundo na tela) ...

Imagem

... enquanto a equipe passa semanas preparando, planejando cuidadosamente e ensaiando para dar certo (Ex: a cena da arriscada jornada da minúscula Alice pelo castelo da Rainha Vermelha).

Imagem

Salisbury faz um trabalho brilhante descrevendo como Burton trabalhou com veteranos dos efeitos visuais como Ken Ralston para transformar cenas cruas e cenários verdes...

Imagem

... em um rico e detalhado ambiente da fantasia.

Imagem

Apesar disso - para ser honesto - minha parte favorita das 256 páginas do livro é quando envolve a colaboração entre Tim e Johnny Depp ao criar o Chapeleiro Maluco. Dado que em 20 anos, esses dois trabalharam em 7 filmes juntos, Tim e Johnny estão em grande sintonia. Por isso, ambos retrataram o personagem em aquarela:

Imagem

E, como mencionei no começo desta review, Burton tentou dar aos atores algo para se basear. Como a cabeça do Gato Risonho...

Imagem

... ou equipamentos do tamanho real de cavalos e do Bandersnatch para montar. Assim, Johnny Depp, Mia Wasikowska e Anne Hathaway puderam atuar de uma maneira que fizesse o público gostar e enraizar os loucos personagens de Lewis Carroll.

Imagem

Com a bilheteria que Alice no País das Maravilhas atingiu parece que todo o esforço extra de Tim Burton valeu a pena.

E falando em extra... Salisbury fez com que ''Alice in Wonderland: A Visual Companion'' o mais informativo e divertido possível. Adicionando às páginas sobre as filmagens de pré-produção, storyboards, esculturas, as vezes você se depara com coisas bobas. Como a foto abaixo, por exemplo, que mostra Tim Burton e Helena Bonham Carter (em seu figurino e maquiagem de Rainha Vermelha) em um ''tiroteio'' nos sets.

Imagem

Se você é um grande fã desta versão cinematográfica do clássico conto de Lewis Carroll e/ou gostaria de saber as verdades sobre o primeiro blockbuster de 2010, deve a si uma cópia de ''Alice in Wonderland: A Visual Companion''.

Veja mais fotos do livro clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh