THE RUM DIARIES Estreou hoje, no circuito de cinema de São Paulo, o filme "Diário de um Jornalista Bêbado", baseado no romance "The Rum Diaries" (escrito pelo gênio Hunter Thompson), livro que no Brasil ganhou o mesmo título bes
ON THE ROAD
Outro livro clássico que virou filme é o "On the Road", do americano Jack Kerouac, publicado em 1957 - e que mudou a vida de muita gente desde então. A obra é um marco da cultura beatnick (ou só "beat"), movimento jovem da metade do século XX que gerou uma revolução comportamental, anti materialista, de liberação sexual, experimentalismo com drogas, desapego, preocupação com o lado espiritual e o autoconhecimento, criticando o status quo e procurando sair de sua zona de conforto, viajar, explorar e conhecer coisas novas para conhecer melhor a si mesmos. "Na Estrada" é inspirado na própria vida do autor, que viajou os EUA de ponta a ponta com amigos no final dos anos 40 e escreveu o livro em 51. É um relato bastante autobiográfico sobre a jornada, regada a drogas, jazz, poesia, literatura e experiências sexuais muito mais liberais do que o costume da sociedade na época. Sal Paradise, o protagonista, seria um alter ego do próprio Kerouac. Esse livro também saiu em uma versão "pocket" pela L&PM. Baratinho, uns 15, 20 reais, em qualquer banca de jornal ou livraria. Já vi até em supermercado!Anos depois, a tal "geração beatnick" gerou um estereótipo caricato de tipos que amavam livros, usavam boina, gola rolê e óculos escuros, tocavam bongô, fumavam, usavam drogas, "piravam" em ideias malucas, artes e filosofia e viviam a vida intensamente. Para dar uma referência, uma figura engraçada que representa tudo isso é a personagem Judy, da série de TV dos anos 90 "Doug Funnie". Ela era irmã do Doug, vivia citando Shakespeare e chocando seus pais com seus hábitos estranhos. Você deve se lembrar:
O filme foi dirigido pelo brasileiro Walter Salles (que também fez "Central do Brasil" e "Diários de Motocicleta", sobre o Che Guevara). Ele refez a mítica viagem da costa leste para a costa oeste dos Estados Unidos, passando por todos os locais descritos no livro, entrevistando os "personagens" originais que ainda estavam vivos e fãs da obra. Parece que um documentário sobre tudo isso vai ser lançado posteriormente também, além do filme. Um dos entrevistados por Salles foi o poeta e ativista negro Amiri Baraka, para quem "On the Road" era uma história sobre filhos de imigrantes que se sentiam "por fora" nos Estados Unidos conservador após a segunda guerra mundial, sem conseguir se identificar com a sociedade local, perdendo a sensação de pertencimento. "On the Road" estreia no Festival de Cannes em 16 de maio e conta com as atrizes Kirsten Dunst (que fez a Mary Jane nos filmes do "Homem Aranha") e Kristen Stuart (muito conhecida como a protagonista da saga "Crepúsculo"), o que pode atrair bastante público para o longa, já que é uma trama mais alternativa. Além delas, aparece também a brasileira Alice Braga (que tem bastante experiência em filmes e seriados internacionais). Trailer:
via Lado Bá
Nenhum comentário:
Postar um comentário