terça-feira, 12 de outubro de 2010

GALERA ACHEI ESSE ARTIGO MUITO INTERESSANTE-Dia das crianças: até quando dar presente?


Uma discussão tomou corpo aqui em casa: até quando se deve ganhar presente de Dia das Crianças? Tenho conversado isso, meio sério, meio brincando, com meus dois filhos e minha enteada. As meninas têm 10 anos, ainda estâo certamente na faixa merecedora. Mas eis que de repente olho para meu primogênito, um galalau de voz grossa, maior do que eu, quase do tamanho do meu marido, de pernas cabeludas e bigodinho já raspado pelas primeiras vezes. Criança?
Verdade que o menino é precoce. Vai fazer 13 anos em dezembro e tem amigos ainda de vozinha fina e que lhe batem no ombro. Mas será que a data ainda tem a ver com ele? Perguntei ao próprio:
- Até quando você acha que deve ganhar presentinho de Dia das Crianças, hein?
O garoto afastou o livro-tijolão do Tolkien (cuja série está devorando) e me olhou com cara de poucos amigos:
- Ah, sei lá.
Está provado. Ele já é um adolescente.
Outra forma interessante de saber se ainda é hora de dar presente…é o tipo de presente pedido. Ontem uma amiga me contou que a filha de 12 anos pediu uma saia de cintura alta e óculos escuros. A mãe comprou, mas deixou claro que ano que vem não tem mais.
De acordo com o nosso Estatuto da Criança e do Adolescente, deixa-se de ser criança aos 11. A adolescência vai de 12 aos 18.
Pela língua inglesa, a infância acaba aos 12. Teenager, adolescente, significa aquele que tem a idade dos teen, que só começa no thirteen (13).
Fiz um esforço tentando me lembrar quando foi que meus pais deixaram de me dar presentes nessa data. Mas nâo consegui lembrar. Mas o fato é que, aos 12, tive meu primeiro namorado. O que significa que, se ainda ganhava presente, meus pais estavam bem equivocados.
A verdade é que, da mesma forma que Dia das Mães e dos Pais, o Dia das Crianças é uma data que o comércio conseguiu colocar na nossa agenda emocional e financeira e que acaba tomando uma importância maior do que deveria (ainda mais depois que virou feriado por causa de Nossa Senhora Aparecida). E esse é mais um bom motivo pra limitar a idade. Isso, é claro, antes que inventem o Dia do Adolescente!
E você, dá (ou deu) presentes de Dia das Crianças para seus filhos até que idade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh