quinta-feira, 8 de julho de 2010

Listas de Quinta: 5 Filmes com Johnny Depp

A Lista de Quinta desta semana é uma homenagem a um ator relativamente jovem mas que tem brindado o público com papéis dos mais variados estilos, sempre interpretados de maneira não convencional e com maestria: Johnny Depp.

Figurinha carimbada nos filmes de Tim Burton, Depp já construiu uma carreira invejável, com muitos bons projetos em seu currículo. Indicado ao Oscar por três vezes, é consenso de que sua vitória na premiação é apenas uma questão de tempo.

Confira uma lista de cinco filmes imperdíveis que têm Johnny Depp em seu elenco:


Platoon (Platoon, de Oliver Stone, 1986) – Ótima fita sobre a Guerra do Vietnã. Conta a chegada de um garoto idealista ao conflito (Charlie Sheen), onde percebe que as coisas não são exatamente como ele pensava. Depp tem uma participação muito curta, mas este é, sem dúvida, o primeiro grande filme em que ele trabalhou.


Edward Mãos-de-Tesoura (Edward Scissorhands, de Tim Burton, 1990) – Pela primeira vez, Depp pode deixar de lado sua fama de ser mais um “rostinho bonito”, ao interpretar esta espécie de versão jovem e gentil da Criatura, de Mary Shelley. Criado por um inventor recluso, vivido por Vincent Price (ator conhecido por estrelar clássicos do terror nos anos 60 e 70), Edward se vê só com a repentina morte do velho. Ao ser adotado por uma família, tenta se adaptar à rotina no subúrbio americano, onde as pessoas podem ser bem mais cruéis do que parecem a princípio.


Ed Wood (Ed Wood, de Tim Burton, 1994) – Em mais um filme de Tim Burton, Johnny Depp interpreta Ed Wood, o pior diretor de todos os tempos. Ele era um amante do cinema que sonhava em se tornar um grande realizador de filmes, tão grande quanto seu ídolo Orson Welles. Só que com seus filmes incrivelmente mal feitos, Wood acabou conseguindo apenas uma espécie de sucesso às avessas, se tornando cult pelo humor involuntário de suas obras. Meu filme preferido de Burton, com atuações marcantes de Depp e Martin Landau.


A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, de Tim Burton, 1999) – Foi ao ver Depp fazendo o covarde e assustado Ichabod Crane neste filme que finalmente me rendi ao seu talento. Vários crimes violentos estão acontecendo em um vilarejo afastado e o detetive Ichabod é mandado para lá a fim de investigar o caso. A população local atribui as mortes a um lendário assassino: o Cavaleiro Sem Cabeça, mas Ichabod está resolvido a descobrir a verdade.



Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, de Gore Verbinski, 2003) – Poucos personagens no cinema se comparam a Jack Sparrow no primeiro filme da série Piratas do Caribe. Jack passa o tempo todo se equilibrando na divisa entre ser um vilão ou um mocinho. Mas o que realmente diferenciou o pirata foi a escolha de Depp de fazê-lo quase no limite do ridículo: Sparrow é cheio de trejeitos, tem os olhos pintados e usa dezenas de penduricalhos, além de falar e beber como Keith Richards, o guitarrista dos Rolling Stones. Poderia ter dado muito errado... E não é que deu certo? Rendeu ao ator sua primeira indicação ao Oscar.

Sei que escolher apenas cinco filmes acaba deixando de fora muitos outros papéis marcantes do ator. Sem pensar muito dá para citar suas participações em Don Juan DeMarco, Donnie Brasco, Chocolate, Em Busca da Terra do Nunca, além de sua voz na animação Noiva Cadáver, mas não tem como negar que prefiro os papéis inusitados, onde ele pode soltar toda sua criatividade, como Willy Wonka, Sweeney Todd ou, até mesmo, o Chapeleiro Louco.

E vocês? Quais são seus filmes preferidos que contam com a presença de Johnny Depp?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh