quarta-feira, 16 de junho de 2010

Drica Moraes: transplante está marcado para 22 de junho

É como ganhar na loteria", garante especialista
Por Flávia Faccini e Patrícia Moraes
J. Humberto / AgNews
Internada desde o dia 14 de junho no hospital Albert Einsten, em São Paulo, Drica Moraes passará pela cirurgia de transplante de medula óssea no próximo dia 22 de junho.
Sem ter encontrado doadores de medula óssea compatíveis entre os seis irmãos – Alessandra, Eduardo, Diogo, Pedro, Bruno e Gabriel – a atriz contou com a sorte ao ser chamada entre os 1200 pacientes cadastrados no Registro Brasileiro de Receptor de Medula Óssea (Redome).

“É como ganhar na loteria. Tenho pacientes que estão há anos aguardando. Já ouvi falar de casos em que a medula chegou a ser encontrada no exterior”, garante o hematologista Garles Miller Matias Vieira, da Oncologia Clínica do Hospital A .C. Camargo, em São Paulo.
"Conseguir um doador compatível é uma questão de muita sorte porque, além de haver poucos doadores disponíveis, a sociedade brasileira é heterogênea, muito diferente, com mestiços, descendentes de negros, índios, europeus. Achar a compatibilidade no nosso país não é como na Alemanha, por exemplo, onde há 70% de chance de encontrar um doador. Aqui, é um em cada cem mil", disse Garles Miller a QUEM.

"Após o transplante, a reinserção social é lenta. Os médicos, inclusive, orientam a abstinência sexual por alguns meses"

A atriz se submeterá a uma infusão menos de quatro meses após ter seu nome inserido na listagem nacional de pacientes com a doença. O doador não foi identificado. Ela não saberá de quem receberá a medula, bem como seu doador não deverá saber para quem estará doando".
Em sua primeira semana no hospital, Drica deverá receber altas doses de quimioterapia para eliminar qualquer resquício da leucemia no seu sangue. Nesse período,ela poderá sentir dificuldade para se alimentar e contará com a ajuda da alimentação processada devido aos efeitos da alta toxicidade dos medicamentos da quimioterapia. Após o procedimento, a atriz deverá permanecer internada por mais um mês, quando novos exames deverão indicar a alta médica.
Segundo uma amiga da atriz desde que chegou ao Einstein a atriz não tem atendido a nenhum telefonema. A idéia é que ela se concentre nessa fase do tratamento. "Ela está totalmente isolada", afirmou a fonte.
De acordo com a assessoria do hospital , a realização do procedimento se dará em três fases, iniciadas nesta quarta-feira (16):

1ª quimioterapia preparatória (condicionamento);

2ª infusão da medula óssea (transplante no dia 22/6);

3ª recuperação e período de monitoramento para avaliação da efetivação do transplante (reconstituição hematopoética do paciente ou “pega”).
Procurado por QUEM, o irmão da atriz, Diogo, mostrou-se otimista com relação ao procedimento. "Está tudo bem, o transplante está agendado e estamos todos esperançosos", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh