sábado, 3 de setembro de 2016

MOMENTO CINEMA BRASILEIRO---Longa pernambucano é uma forte aposta ao Oscar

AQUARIUS

(AQUARIUS, 2016)
Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela ativa Estrela inativa Estrela inativa
31/08/2016 17h06
por Iara Vasconcelos
O cinema pernambucano vem surpreendendo nas últimas décadas ao se tornar referência de vanguarda com produções como Febre Do Rato,Baixio Das BestasCinema, Aspirinas E Urubus e O Som Ao Redor o bem-sucedido suspense de Kléber Mendonça Filho. Agora,Mendonça retorna às telonas com Aquarius, elogiado no Festival de Cannes – e que também causou polêmica depois do elenco protestar contra o presidente interino Michel Temer.
Mesmo com todo o burburinho político que o cerca, o tema não é foco de Aquarius. Entretanto, a crítica social ainda está lá. Sonia Braga faz uma interpretação muito segura e sensível da jornalista e crítica musical Clara (Sonia Braga), viúva que vive sozinha num apartamento à beira-mar do prédio Aquarius. Foi naquela casa que teve as melhores lembranças de sua vida, onde criou seus três filhos, hoje já adultos, e superou um câncer de mama.
Entretanto, o prédio é cobiçado por uma empreiteira, que quer modernizá-lo, mas clara se nega a vender o apartamento, se tornando a única moradora do condomínio e travando uma batalha contra a empresa.
Clara é uma mulher à frente de seu tempo em todos os sentidos. Ela se recusa a abaixar a cabeça para a vida. Seja quando se nega a vender sua casa, seja quando enfrenta o discurso conservador dos filhos. É a personificação da resistência. Na juventude, ela deixou os filhos com o pai para focar em sua carreira, tabu até para os dias de hoje. Já viúva, ela faz questão de ter uma vida social e sexual ativa e até quebra o tabu de "usar" os serviços de um garoto de programa.
O filme acabou recebendo classificação etária de 18 anos, entretanto as escassas cenas de sexo e a ausência de palavrões fazem com que essa decisão pareça descabida, como de fato está sendo apontada por muita gente do meio cinematográfico.
Kléber opta por uma narrativa linear e bastante clara. O longa é dividido em três partes e usa e abusa do recurso do flashback em sua composição. A marcação temporal se dá nas roupas, no visual e no tom da fotografia, com exceção da vitrola, que se mantém presente, mesmo dividindo espaço com o MP3 e o streaming, provando que a moderno e o antigo podem sim coexistir no mesmo espaço. Aliás, esse é ponto de crítico de Aquarius.
Em uma das cenas, após sua filha se referir ao prédio como velho, Clara questiona "quando você gosta é vintage, mas quando não gosta é velho? ". Aquarius não se trata apenas de uma dicotomia entre mais forte e mais fraco, sistema e oprimido, também é um questionamento sobre modernização ser sinônimo de apagamento do passado.




TRAILERS

Encontre seu filme preferido ou descubra novidades do cinema com os vídeos da nossa seção especial.
TRAILERS


VIA  

Cineclick ::: Tudo sobre cinema







Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh