quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Oscar Niemeyer completa 103 anos e segue em plena atividade

o

Bem vivido: Niemeyer 103 anos
RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Há 103 anos nascia Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, o qual seria anos mais tarde, um dos mais respeitados arquitetos do mundo.
O arquiteto brasileiro segue em plena atividade e a comemoração do seu aniversário será marcada pela inauguração da fundação Oscar Niemeyer, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. No espaço, funcionarão um setor administrativo, o Centro de Pesquisa e Documentação, com as obras do arquiteto, e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.
“Inaugurar a sede no dia do aniversário de Oscar é uma honra. O espaço deve entrar em operação no primeiro trimestre do ano que vem”, conta o engenheiro Selmo Treiger, do Grupo Caminho Niemeyer.
UM POUCO DE NIEMEYER
Seu primeiro projeto individual foi a Obra do Berço, em 1937, um edificio construído no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro. Neste trabalho Niemeyer trabalhou com elementos da arquitetura moderna e teve como influência o arquiteto francês Le Corbusier: o pilotis, a planta livre, a fachada livre, possibilitando a abertura total de janelas na fachada, o terraço-jardim e o brise-soleil, pela primeira vez utilizado na vertical. O prédio da Obra do Berço foi inaugurado em 1938.
                                                                                  Néstor J. Beremblum/O Repórter.comBrasília, porém, foi a obra que pode ter alçado Niemeyer como um dos arquitetos mais respeitados no mundo.Em 1957, ele abriu um concurso público para o plano piloto da nova capital. O projeto vencedor foi o de Lúcio Costa. Niemeyer, arquiteto escolhido por Juscelino, seria responsável pelos projetos dos edifícios, enquanto Lúcio Costa desenvolveria o plano da cidade.
Niemeyer teve de planejar uma série de edifícios em poucos meses para configurá-la. Entre os de maior destaque estão a residência do Presidente (Palácio da Alvorada), o Edifício do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios, a sede do governo (Palácio do Planalto) além de prédios residenciais e comerciais.
  Néstor J. Beremblum/O Repórter.com Já no século XXI, Oscar Niemeyer teve todo a sua importância reconhecida. Em 22 de Novembro de 2002 foi inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Por sua forma inusitada, o museu é popularmente chamado de 'Museu do Olho' ou Olho do Niemeyer' e abriga diversas exposições ao longo do ano num museu que preza por sua arquitetura moderna, representando originalmente um pinheiro, segundo o próprio Niemeyer.
Com mais de um século de vida, Oscar Niemeyer segue em plena atividade e o seu mais recente projeto é o Museu Pelé, que está orçado em R$ 20 milhões e segue em contrução em Santos, São Paulo. A previsão é que as obras terminem em 2012. A inspiração foi o pulo das comemorações de gol do rei do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh