terça-feira, 4 de maio de 2010

Curiosidades: Características dos Personagens

• O ator Johnny Depp passa por uma longa preparação em cada um de seus papéis e a preparação para interpretar o Chapeleiro Maluco não foi exceção. Muito antes de a produção iniciar, o ator começou a fazer pinturas com aquarela para representar como seria o visual do Chapeleiro Maluco e descobriu mais tarde que sua visão era bastante similar à do diretor Tim Burton. Na verdade, a dupla trocou esboços e temas para o personagem antes de criar esta nova versão:

Imagem
Esboços em aquarela feitos por Tim Burton e Johnny Depp, respectivamente.

• O Chapeleiro Maluco sofre de envenenamento por mercúrio, uma doença comum que atingia muitos chapeleiros de antigamente que usavam o produto químico com regularidade em seu ofício. Depp e Burton destacaram a loucura do Chapeleiro ao mostrar, literalmente, as muitas mudanças de humor através da maquiagem e do guarda-roupa, criando virtualmente um anel indicador de humor humano. Além disso, no trailer, é visível que o Chapeleiro Maluco tem pupilas desproporcionais. O direito é dilatado e o da esquerda não é. Cientificamente falando, isso significa sérias lesões cerebrais. Os olhos do Chapeleiro Maluco foram ligeiramente aumentados em 10 a 15 por cento em relação aos olhos de Johnny Depp.

• Mia Wasikowska que interpreta Alice tem, na verdade, 1,62, mas Alice muda de tamanho ao longo de suas aventuras no Mundo Subterrâneo, indo de pouco mais de 15 cm a 6 metros. A produção trabalhou muito para usar métodos práticos em vez de efeitos especiais e frequentemente colocava a atriz em cima de uma caixa de maçãs para fazê-la ficar mais alta do que todos os outros.

• O Los Angeles Times relatou que Burton baseou a Rainha Branca, interpretada por Anne Hathaway, na autora do livro de receitas e apresentadora de um programa de culinária, Nigella Lawson. "Existe esta apresentadora de um programa de culinária na Inglaterra muito bonita chamada Nigella Lawson e eu discretamente a tinha como minha imagem para esta personagem", disse Burton. ‘‘Ela é muito bonita e faz tudo aquilo na cozinha, mas então há este brilho nos olhos e quando você vê... ‘Uau, é como se ela fosse… realmente louca.’ Quero dizer de uma forma boa. Bem, talvez. Eu não sei.’’

• Embora o personagem de Helena Bonham Carter se chame Rainha Vermelha, e ter uma rivalidade com a Rainha Branca como o personagem original em “Através do Espelho”, o personagem é mais parecido com a Rainha de Copas de Alice no País das Maravilhas, pois incorpora sua raiva, mania de decapitação e gosto por croquets com flamengos e ouriços. É por isso que, enquanto o exército da Rainha Branca tem como tema o xadrez, o exército da Rainha Vermelha tem o baralho.

• A atriz Anne Hathaway, que interpreta a Rainha Branca em ‘‘Alice no País das Maravilhas’’, decidiu que sua representação do personagem seria totalmente ‘‘baunilha’’. Afinal, a Rainha Branca tem os mesmos genes da malvada Rainha Vermelha, por isso Hathaway visualizou uma "pacifista vegetariana punk rock” e inspirou-se em Blondie, Greta Garbo, Dan Flavin e Norma Desmond.

• Futterwacken é o termo usado para descrever a dança que os habitantes do Mundo Subterrâneo dançam quando estão muito felizes. O compositor Danny Elfman foi desafiado quando chegou a hora de criar uma música para dança. Ele compôs quatro peças diferentes para o diretor, cada uma delas muito divertida e singular e, como diz Elfman: “ultrapassando os limites do que poderia ser aceitável.”

• Apesar da sua cor estranha, Absolem a lagarta, foi modelada como uma larva da borboleta-monarca (que é listrada em branco, amarelo e preto). Quando vemos Absolem como uma borboleta no final do filme, o padrão de suas asas também é o de uma monarca, salvo novamente suas cores (que na borboleta real é laranja).

• O ator Matt Lucas interpreta os irmãos gêmeos gorduchos, que constantemente discordam um do outro e cujas conversas confusas fazem sentido apenas para eles. Lucas, contudo, não interpretou Tweedledee e Tweedledum ao mesmo tempo. O ator Ethan Cohen foi chamado para interpretar o Dum enquanto Lucas fazia o Dee (e vice versa) durante a filmagem, mas ele não será visto na tela, pois o rosto de Lucas foi sobreposto.

• Crispin Glover interpreta Stayne, o Valete de Copas, mas apenas sua cabeça aparece na tela. O corpo do personagem, que tem quase 2,30m de altura é gerado por computação gráfica. No set, Glover vestia um traje verde e um par de pernas de pau para ficar mais alto. Seu rosto foi totalmente transformado para o papel (incluindo um tapa-olho e uma cicatriz). O figurino completo de Stayne, corpo e até seu manto foram feitos em CGI.

• Depois que Crispin Glover, que passou grande parte do tempo em cima de pernas de pau, torceu o tornozelo em cena, ele era sempre seguido no set por um dublê inteiramente vestido de verde apenas para protegê-lo caso ele caísse de novo.

• Helena Bonham Carter passou por três horas de maquiagem todas as manhãs para se transformar na cruel Rainha Vermelha. Com a ajuda do maquiador profissional Vallie O’Reilly, a atriz foi coberta de pó de arroz branco, muita sombra azul nos olhos, sobrancelhas pintadas e perfeitas e lábios pintados em forma de coração. A equipe de efeitos especiais aumentou a cabeça de Bonham Carter na pós-produção, criando um visual final para a grande cabeça da Rainha.

• Tim Burton queria que os personagens animais do Mundo Subterrâneo tivessem aparência real e não a de desenho animado. Então, antes de criar o Coelho Branco, os animadores passaram um dia em um abrigo para coelhos abandonados, observando os animais e os filmando para capturar as nuances dos coelhos mastigando e mexendo o nariz.

Curiosidades em Geral

• O diretor Tim Burton resolveu filmar em 2D e converter depois em 3D. O diretor ficou tão impressionado com a conversão de seu filme "O Estranho Mundo de Jack", que preferiu fazer igual com Alice.

• "Alice no País das Maravilhas" deu origem a dois CDs musicais, incluindo a trilha sonora do filme, apresentando a extraordinária trilha do compositor Danny Elfman, e “Almost Alice”, uma compilação de 16 canções apresentadas durantes os créditos iniciais e finais do filme, escritas e interpretadas por Avril Lavigne, além de canções de artistas que se inspiraram no filme, entre eles: All American Rejects, 3OH!3, Robert Smith da banda The Cure, Franz Ferdinand e Shinedown. O título do disco, “Almost Alice” vem de uma frase do filme. Tudo no Mundo Subterrâneo aguarda o retorno de Alice desde sua primeira visita quando criança, mas quando ela volta, ninguém, inclusive a própria Alice, acredita que ela é a Alice certa, que era confiante e corajosa que todos conheceram. Por fim, a sábia lagarta diz que ela é ‘’quase Alice’’.

• Para representar os personagens digitais no set, a produção usou silhuetas de papelão, modelos em tamanho real ou homens vestidos de verde com olhos fixos em várias direções da anatomia para ajudar os atores com o posicionamento e dar a eles algo com o que reagir e interagir:

Imagem

• Poucos cenários foram construídos para O País das Maravilhas. De fato, só três versões do quarto redondo (onde Alice chega depois de cair na toca do coelho) e a masmorra da Rainha Vermelha eram cenários verdadeiros. Os outros foram criados por computação gráfica.

• De acordo com Tim Burton, foi a prudência de Mia Wasikowska que a fez ganhar o papel principal.

• Johnny Depp diz que gosta de "um desafio" enquanto está filmando, mas admitiu que o processo de filmagem em frente à uma tela verde, "exaustivo", e que se sentiu "tonto no final do dia".

• Helena Bonham Carter afirmou em 17 de fevereiro de 2010 no "The Late Late Show com Craig Ferguson" (2005) que duas semanas antes da estréia, Tim Burton ainda estava trabalhando no filme.

• Antes de Tim Burton estar envolvido, o papel principal de Alice foi oferecido a Anne Hathaway, mas ela recusou porque era muito parecido a outros papéis que ela já havia feito. No entanto, ela estava interessada em trabalhar com Burton, assim ela foi escolhida para ser a Rainha Branca. Ela fez todas as suas cenas em apenas duas semanas.

• É o primeiro filme de Tim Burton a não ter créditos de abertura.

• O nome do pai de Alice no filme, Charles, é uma homenagem ao autor Lewis Carroll que na realidade se chamava Charles Lutwidge Dodgson.

• Charles Kingsley, o nome do pai de Alice neste filme, é também o nome de um famoso autor britânico de fantasia vitoriana. Seu livro mais famoso é ‘‘Water Babies’’, que tem várias semelhanças com o filme.

• Michael Sheen foi originalmente escalado como o Gato Risonho, mas desistiu devido a conflitos em sua agenda.

• Dwayne Johnson e David Walliams foram considerados para fazer o papel do Chapeleiro Maluco.

• Na cena em que o Chapeleiro está fazendo chapéus há duas fotos ao lado da porta onde o Valete de Copas entra. Uma foto é a Falsa Tartaruga em "Alice no País das Maravilhas" e o outro é a morsa de "Através do Espelho".

• O Chapeleiro Maluco pergunta várias vezes a Alice, "porque um corvo é como uma escrivaninha?" Isso foi retirado dos livros de Lewis Carroll. Carroll admitiu que nunca houve uma resposta para a pergunta. Algumas pessoas, inclusive o próprio Depp, têm dito que a resposta é porque Edgar Allan Poe trabalhou em ambos.
• A cena da batalha final se parece com um jogo de xadrez para homenagear o texto original de “Através do Espelho”.

• Emmy Rossum foi considerada para ser a Rainha Branca, mas Tim Burton achou que ela era muito jovem.

• Johnny Depp assistiu à comédia escocesa "Rab C. Nesbitt" (1990) para aperfeiçoar o sotaque de Glasgow de seu personagem.

• Nos minutos iniciais do filme, há uma foto da lua, em que o rosto do Gato Risonho é rapidamente visível.

• A Rainha Vermelha pergunta a Stayne se é melhor ser temido do que amado, se não for possível ser os dois. Ele afirma que é melhor ser temido do que amado. Esta é uma referência a uma famosa citação de O Príncipe de Maquiavel, onde ele faz a mesma pergunta, e responde: "A resposta é que é preciso ser ao mesmo tempo amado e temido, mas como é difícil uni-los em uma pessoa, é muito mais seguro ser temido do que amado."

• O escritório em Londres do diretor Tim Burton pertenceu a Arthur Rackham, famoso ilustrador inglês que criou desenhos icônicos para a edição de "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" de 1907.

• A poção que Alice bebe para encolher é chamada de Pishsolver. O bolo que ela come para crescer chama-se Upelkuchen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh