segunda-feira, 8 de março de 2010

Pela primeira vez uma mulher ganha o Oscar de melhor direção

Kathryn Bigelow ganhou o prêmio por 'Guerra ao Terror'.
Ela concorreu com o ex-marido James Cameron, diretor de "Avatar".
Do G1, com informações da Efe


A cineasta Kathryn Bigelow, responsável por "Guerra ao Terror", fez história ao vencer na noite deste domingo (7) o Oscar de Melhor Direção, conferido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

VEJA A COBERTURA DO OSCAR 2010

Bigelow, a primeira mulher a conquistar o Oscar de Melhor Direção, sempre foi considerada uma das favoritas à estatueta, ao lado de seu ex-marido James Cameron, diretor de "Avatar".

O filme dirigido por Bigelow, "Guerra ao Terror", venceu o prêmio máximo da categoria.

Leia também:
Com seis prêmios, ‘Guerra ao terror’ é o vencedor do Oscar
Sandra Bullock vence melhor atriz
- Jeff Bridges vence como melhor ator
- Veja a lista de todos os vencedores

Também concorriam na categoria Quentin Tarantino, por "Bastardos Inglórios", Lee Daniels, por "Preciosa - Uma História de Esperança", e Jason Reitman, por "Amor Sem Escalas".

A ex-mulher de James Cameron conseguiu com "Guerra ao Terror" seu maior sucesso artístico, o que não se repetiu no lado comercial, já que outros trabalhos como "Caçadores de Emoção" (1991), com Keanu Reeves e Patrick Swayze, tiveram uma arrecadação muito maior que os US$ 13 milhões que seu filme mais recente abocanhou até agora em território americano.

Na disputa direta com o ex-marido, Bigelow já vinha levando a melhor, com as estatuetas de Melhor Direção da Academia de Cinema e Televisão britânica (Bafta), dos Sindicatos de Produtores e Diretores dos EUA e do Critic's Choice, a maior associação americana de críticos.

Além disso, conquistou o prêmio das associações de críticos de Austin, Boston, Chicago, Nova York, Kansas City, Las Vegas, Los Angeles, San Francisco e Santa Bárbara.


Leia mais notícias do Dia Internacional da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh