quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Top 5: Os Filmes Imperdíveis Com Johnny Depp

Top 5: Os Filmes Imperdíveis Com Johnny Depp


Johnny Depp
John Christopher Depp II , nasceu em Owensboro – EUA, em 9 de junho de 1963. Considerado por muitos como um dos atores mais importantes de sua geração, pelo talento e pela complexidade de seus personagens, Johnny Depp é atualmente o ator mais bem pago de Hollywood – vai ganhar cerca de 32 milhões de libras por Piratas do Caribe 4.
Nos cinemas com o filme Inimigos Públicos e tendo alguns filmes bastante aguardados, como Alice in Wonderland e The Rum Diary, fazemos aqui um Top 5 dos melhores filmes estrelados pelo ator.
Quem sabe nesses próximos longas o Oscar não vem para astro? Então, vamos à lista:

5° – INIMIGOS PÚBLICOS
Public Enemies, 2008
Public Enemies, 2008
Trata-se de um verdadeiro Robin Hood para os americanos, uma lenda da década de 30, após a quebra da bolsa de NY e o início da grande depressão. Na verdade, John Dillinger se tornou um herói por assaltar bancos  no momento em que essas instituições eram consideradas as culpadas pela crise do momento.
No filme, dando vida a um dos vilões mais queridos dos últimos tempos, Johnny Depp rouba não só bancos, mas também a cena e o coração da bela Billie Frechette, vivida pela talentosa Marion Cotillard. As cenas dos roubos a bancos, além de bem realizadas, mostram o porquê da polícia não conseguir deter o famoso bandido, capaz de assaltar um banco em 2 minutos.
Outro ponto forte do filme é o início do FBI (famoso nos filmes e na vida real), criado para tentar organizar o combate ao crime. Aliás, o crime sim era organizado.
O longa conta também com Christian Bale (Batman) – em mais uma atuação como Christian Bale – como Melvin Purvis, chefe da equipe policial que caça (literalmente) Dillinger.
O filme é uma bela amostra do talento de Depp, em qualquer gênero, além de valer muito por ser um retrato bem feito da época e mostrar o carisma de um bandido. Ou seria um mocinho?

4º – EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA
Finding Neverland, 2003
Finding Neverland, 2003
Johnny Depp vive James Mathew Barrie, dramaturgo escocês que encontra numa família desconhecida uma fonte de inspiração. E, dessa inspiração, escreve uma das peças teatrais mais famosas de todos os tempos : Peter Pan.
O filme explora com primor a vida do escritor após um grande fracasso. A pressão exercida por seu produtor, Charles Frohman (Dustin Hoffmann), para que ele crie um novo sucesso acaba levando Barrie a conhecer uma viúva (Kate Winslet) e seus quatro filhos. E, a partir desse encontro, a vida de todos se transforma de maneira mágica.
Porém, essa mágica, a eterna ilusão da juventude que passa a ser vivenciada por Barrie no convívio com essa família, entra em conflito com uma realidade cruel. Seu casamento entra em crise, a pressão por uma nova peça fica cada vez maior e o destino resolve então dar um ponto final nessa luta entre o racional e o emocional.
Emoção e sensibilidade dão o tom nesse lindo romance, aliados à bela reconstituição da época. Depp e Winslet dão um show à parte. A juventude pode durar para sempre, basta um pouquinho de pó mágico. Ou muita imaginação.

3º – A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE
Charlie and the Chocolate Factory, 2005
Charlie and the Chocolate Factory, 2005
A parceria entre Tim Burton e Johnny Depp é histórica. Esperar por um filme com ambos é quase certeza para todos os anos. Neste filme, uma refilmagem não tão à risca do filme de 1971 – baseada no livro com o mesmo nome, de 1964 – essa relação mostra traços de sarcasmo, magia e um toque de realidade.
Na verdade, ao invés de ser literalmente uma nova versão do longa anterior, Burton fez uma versão da obra literária, o que trouxe um charme a mais ao filme. A estória é centrada em Charlie (Freddie Highmore, o Peter de “Em Busca da Terra do Nunca”), filho único de uma família pobre e que consegue um dos cinco convites para conhecer a lendária fábrica de chocolates de Willy Wonka, interpretado por Depp. Nessa fábrica, além de conhecer o famoso e excêntrico fabricante de doces, Charlie entra em contato com crianças que possuem as mais diferentes características – e defeitos – e que demonstram, literalmente, que dinheiro não é o único ingrediente para a formação de um caráter.
Com um show de interpretação, Depp cria um Willy sarcástico, irônico e ao, mesmo tempo, que se mostra frágil como nenhuma daquelas crianças parece ser. Uma linda fábula cheia de lições de vida, que não caem na mesmice justamente pela parceria entre diretor e protagonista.

2º – SWEENEY TODD – O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET
Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007
Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007
A premissa do filme parece com a de milhares de longas já vistos: a vingança. Talvez uma vingança não tão requintada como a do admirado “O Conde de Monte Cristo”, nem tão sanguinária (apesar de também ser) como Kill Bill. Então, qual seria o atrativo de mais um filme que tem na vingança o seu ponto de partida? A resposta é simples: trata-se de um dos melhores musicais da última década, que conseguiu equilibrar com louvor o suspense, o drama e até a comédia.
Como a maioria dos filmes de Tim Burton (sim, mais um da parceria com Depp), a estética gótica toma conta do filme, o que o torna ainda mais sombrio. Na história, baseada na obra escrita por Stephen Sondheim e Hugh Wheeler para um musical da Broadway, Depp é Benjamin Barker, um barbeiro que é separado – e extraditado – da sua família apenas porque o Juiz Turpin (Allan Arkin) resolveu que queria a mulher dele. Esse, então, é o ponto de partida para a “vendeta” de Barker, que perde sua família (inclusive sua filha recém nascida) por um capricho da pessoa mais importante da cidade.
Após 15 anos, ele volta a Londres e assume a alcunha de Sweeney Todd, conseguindo também o apoio da “doceira” sra. Lovett (Helena Bonham Carter), que se torna sua sócia e cúmplice. Com isso, a barbearia de Todd fica sobre a doceria de Lovett, que passa a ter um novo e misterioso ingrediente em suas tortas: os corpos que caem, literalmente, da barbearia.  A partir daí o que vemos é sangue, canções e sede por vingança, numa das maiores atuações da carreira de Depp e que lhe rendeu a indicação ao Oscar.

1º – PIRATAS DO CARIBE (os três filmes)
Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, 2003
Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, 2003
Quem nunca ouviu falar do Jack Sparrow, o pirata mais atrapalhado, sarcástico e inteligente dos sete mares? Trata-se de um dos personagens mais conhecidos de Johnny Depp e um dos mais queridos da história do cinema.
Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest, 2006
Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest, 2006
Com “coadjuvantes” à altura, como Geoffrey Rush, Orlando Bloom e Keira Knightley, além de uma ótima direção de Gore Verbinski, o filme tornou-se um sucesso, o que fez com que a franquia virasse uma trilogia, tendo agora um episódio 04 previsto para 2011.
Desde a aparição de Sparrow no primeiro filme, A Maldição do Peróla Negra, até o final de Piratas do Caribe – No Fim do Mundo, Depp rouba a cena com um personagem pra lá de carismático. O que vemos, nas três produções, é ação de tirar o fôlego, com efeitos especiais grandiosos e atuações marcantes. Por isso, nada mais natural do que esperar pelo quarto filme da série, que proporcionará a Depp o maior cachê da história do cinema.
Pirates of the Caribbean: At Worlds End, 2007
Pirates of the Caribbean: At Worlds End, 2007
A franquia se tornou uma das mais bem sucedidas de Hollywood e todos os três filmes têm ação, mistério e comédia, uma combinação perfeita para os amantes da sétima arte. Agora, é esperar pelo quarto filme, que provavelmente será dirigido por Rob Marshall e que deverá se chamar Piratas do Caribe – A Fonte da Juventude.

Depp em Alice in Wonderland
Depp em Alice in Wonderland
E então, você concorda com esse Top 5 de Johnny Depp? O fato é que o ator tem muitos outros filmes que valem – e muito – à pena. Quem sabe num outro Top 5 ou Top 10 não falamos sobre eles?!  Melhor ainda seria com um Oscar para Depp.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh