domingo, 4 de julho de 2010

Os 10 Melhores Filmes de Tim Burton

10. Batman
Podemos dizer que foi o responsável pelo atual subgênero de super-heróis no cinema. Se aguardamos ansiosamente pelo novo Batman, pelo novo Homem-Aranha, se os fóruns de debates pelos orkuts da vida ficam discutindo qual será o próximo herói a invadir as telas devemos ao sucesso deste filme.
Boa direção, clima sombrio fiel ao cavaleiro das trevas, grandes estrelas e um vilão poderoso. E claro, a visão peculiar de um sujeito problemático oferecida por Burton foram motivos do sucesso deste filme.
9. Batman – O Retorno
Na sequência, Burton foi mais ele. Sinal do sucesso e do respeito que esse tipo de filme iria ganhar ao longo dos anos. Os tons sombrios ficaram mais evidentes. Os cenários entre o infantil e o fantasmagórico ganharam mais destaque. E, sem dúvida, Pinguim foi, dentre os dois filmes, o mais burtoniano das personagens.
8. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Tim Burton faz um cinema fantástico, calcado na fantasia, delírio, entre o sonho infantil e o terror gótico. “A Lenda...” é dos seus trabalhos mais góticos: florestas com árvores retorcidas mais do que em outros filmes, um fantasma movido por um desejo, fotografia gélida.
A figura de Johnny Depp (sem ele!) é o lado mais explícito do humor do filme. Porém, não dá para considerar a imagem do cavaleiro cortando as cabeças algo assustador.
7. Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Ao lado de “Planeta dos Macacos”, é o trabalho que mais perto chega do ‘terror’. Mas não se enganem, não é um Terror! Tem lá algumas cenas que podem ferir estômagos mais sensíveis (do tipo daqueles que nunca assistiram a uma novela da Globo). O filme capricha na fotografia em tons escuros.
A força de Depp (tem algum filme que ele não fez) e o mistério dão as cartas no filme. O maior destaque fica com as músicas.
6. A Fantástica Fábrica de Chocolates
O Willy Wonka do primeiro filme era uma personagem sem passado e só sabemos que ele vai morrer apenas no final. Sua figura é bem normalzinha. O que o faz estranho é a falta de explicação sobre seus objetivos.
O Sr. Wonka que Burton criou para Depp (de novo!?!?) tem figurino mais extravagante, sua imagem é andrógena e não sabemos seus objetivos. Essas coisas produzem o mesmo efeito que o primeiro Wonka. Porém, ele é humanizado quando descobrimos o seu passado. Alguns devem pensar que com isso Burton explicou demais. Vá lá, isso tira pontos.
Mas, a visão mais mágica dessa Fantástica Fábrica lhe garante um espaço nesta lista e nos nossos corações. Infelizmente, a música original dos oompa-loompas não foi alterada.
5. Planeta dos Macacos
Burton é um sujeito que gosta de fazer releituras. E não me venhas falar em refilmagens. Ele não faz remake. Ele dá sua visão sobre outra obra. Foi assim com a “A Fantástica...” ou com “Alice...”
De todas as tentativas, a mais bem sucedida foi “Planeta dos Macacos”. É o trabalho mais sombrio de Burton, onde construiu o terror de viver em uma terra de pólos invertidos. Mas, cadê o Depp???
4. Os Fantasmas Se Divertem
O primeiro trabalho de sucesso de Burton é um resumo do humor, dos delírios e da estética que seguiria. É também o mais engraçado desta lista – e de toda sua obra. O filme guarda um frescor de quem esta começando e não possui as amarras do próprio nome. Piadas ágeis, a maquiagem de Michael Keton e a música da parte final são pontos altos.
3. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

Não sei se vocês vão concordar, mas aqui começam os três trabalhos mais perfeitos de Burton. Obras que unem humor, drama, grandes personagens, equilíbrio no visual. Em “Peixe Grande...” William busca reconstruir a história de seu pai Edward Bloom. Como não sabe quase nada, completa os espaços vazios com as histórias maravilhosas do título. A ambiguidade entre realidade e fantasia alcançam a química perfeita.
No visual, o filme é fantástico sem extravagâncias. Em poucos filmes Burton conseguiu tanto sendo tão comportado, além de ser onde melhor tratou da relação pai e filho.
2. Edward Mãos de Tesoura
Se em “Peixe Grande...” Burton teve a melhor síntese de seu talento, a maior personagem que ele criou foi Edward (Pelos céus, tirem do Depp desta matéria!). Neste que é dos mais populares trabalhos, encontramos uma figura atormentada simbolizando e causando medo, depois gerando encantamento.
No fim, a figura volta a causar medo entre os moradores da cidade colorida. Entre o público, ficamos tristes. Poética a explicação sobre a neve no final da fita, aumentando a mitologia entorno do homem com mãos de tesoura.
1. A Noiva-Cadáver
Uma verdade sobre as listas: elas não são mais do que o gosto de um sujeitinho atrás do computador! O critério de desempate foi: é o mais emocionante (ou o que mais me emocionei). Esta animação em stop-motion tornou-se clássico repete a fórmula do sujeito que não se adapta à sociedade.
O casal principal é formado por uma noiva-cadáver e um sujeitinho estranho (preciso falar quem fez a voz???) é ícone da obra do diretor. O filme tem visual delirante e o recurso às massinhas dá o toque diferencial: Burton alcança emoções profundas em uma animação!

[ JOHNNY DEPP ] Muito além de um rosto bonito…**

E mais um pouco sobre um dos atores mais talentosos de Hollywood.
Johnny Depp já provou que faz de tudo para não ser considerado uma estrela de Hollywood e, por causa disso, talvez, recusou papéis importantes, como os que ficaram com Keanu Reeves em “Velocidade Máxima”, Tom Cruise em “Entrevista com o Vampiro”, e Brad Pitt em “Lendas da Paixão”. Eu, particularmente, não acho que esses papéis combinariam com o jeitão Deep de ser. Felizmente ele não topou fazer o terrível “Lendas da Paixão”! Aí eu teria que dizer que vi um filme ruim dele!
Mostrando que pode interpretar com extrema facilidade qualquer tipo de personagem, Johnny Depp é um verdadeiro camaleão de Hollywood. Com um carisma intrínseco a sua personalidade, que só colabora com o vínculo fortíssimo que seus personagens criam com o espectador, Johnny consegue realçar ainda mais sua presença em cena, expressando competência na arte de atuar de um grande ator. Seu talento tem sido muito bem reconhecido ao longo de sua carreira; prova disso, é seu cachê sempre crescente a cada filme. Por “Piratas do Caribe”, recebeu dez milhões de dólares. Dois anos depois, no remake de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, o cachê chegou a 18 milhões de dólares!
Além dos prêmios que ganhou e que foi indicado, Johnny Depp foi eleito o homem mais sexy de 2003 e, por vários sites em toda a web, ganhando, sem saber, várias eleições de melhor ator, ator mais estiloso, ator mais sexy, ator mais bonito e personalidade do ano, mais legal e gentil com os fãs quase todos os meses. Ele tbém possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 7020 Hollywood Boulevard.
[ [ Filmes ] ]
Public Enemies (2008) – The Imaginarium of Doctor Parnassus (2008) – Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (2007) – Piratas do Caribe – No fim do mundo (2007) – Piratas do Caribe -O baú da morte (2006) – A noiva cadáver (2005) – A fantástica fábrica de chocolate (2005) – O libertino (2004) – Janela secreta (2004) – Em busca da Terra do Nunca (2004) – Piratas do Caribe – A maldição do pérola negra (2003) – Era uma vez no México (2003) – Profissão de risco (2001) – Do inferno (2001) – Chocolate (2000) – Porque choram os homens (2000) – Antes do anoitecer (2000) – A lenda do cavaleiro sem cabeça (1999) – Enigma do espaço (1999) – O último portal (1999) – Absolutamente Los Angeles (1998) – Medos e Delírios em Las Vegas (1998) – O bravo (1997) – Donnie Brasco (1997) – Tempo esgotado (1995) – Dead man (1995) – Don Juan deMarco (1995) – Ed Wood (1994) – Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador (1993) – Benny & Joon – Corações em conflito (1993) – Arizona Dream – Um sonho americano (1993) – A hora do pesadelo 6 – Pesadelo final – A morte de Freddy (1991) – Edward Mãos-de-Tesoura (1990) – Cry-baby (1990) – Platoon (1986) – 21 jump street (Anjos da Lei) (TV) (1987/1992) – Slow Burn (Queimando-se lentamente) (TV) (1986) – Férias do barulho (1985) – A hora do pesadelo (1984)
*os filmes em vermelho foram os que eu tive o prazer de assistir, porque até hj não vi filme ruim dele, talvez estranho, mas nunca ruim!

Atualizações sobre Piratas do Caribe 4

Mais uma foto postada por Jerry Bruckheimer no Twitter:

Imagem

"O talentoso diretor de fotografia de #PiratesOfTheCaribbean, Dariusz Wolski, trabalhando em seu quarto Piratas, mas primeiro em 3D."

E de acordo com a página oficial do produtor no Facebook, essa é a última semana de filmagens no Kauai, Havaí.

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh