segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SAÚDE-Programas médicos na TV mostram procedimentos errados em convulsões

Pesquisa foi feita com quatro séries famosas dos EUA.
Nesses programas, médicos tentam segurar paciente, o que é errado.
Do G1, em São Paulo

Série 'House M.D.' foi uma das quatro analisadas pela pesquisa canadense. (Foto: Fox/Divulgação)

Assistir a séries norte-americanas que se passam com médicos ou em hospitais pode não ser a melhor forma de aprender a socorrer alguém que teve uma convulsão, mostra uma pesquisa realizada pela Universidade de Dalhousie, no Canadá. Segundo o estudo, médicos e enfermeiras prestam primeiros-socorros de forma errada em cerca da metade dos casos de convulsões mostrados na TV.

Os cientistas analisaram 327 episódios das séries "Grey's Anatomy", "House, M.D.", "Private Practice" e "ER". Os programas têm grande audiência na TV dos EUA e são exibidos em vários outros países, como o Brasil. De acordo com a pesquisa, nos episódios estudados houve 59 convulsões, das quais 51 ocorreram dentro de hospitais, e quase todos os primeiros-socorros foram prestados por enfermeiras e médicos.

Os procedimentos utilizados, contudo, fogem do recomendado pelos profissionais da saúde. Na TV, em 25 casos os médicos tentavam segurar a pessoa, impedindo seus movimentos involuntários, ou colocavam algo na boca do paciente. Em apenas 17 convulsões os primeiros-socorros foram prestados de forma adequada, e em 15 casos não foi possível determinar se os procedimentos eram corretos, informa o estudo.


Saiba o que fazer
De acordo com a Fundação de Eplepsia, que atua nos EUA, a primeira lição no caso de convulsões é não tentar segurar a pessoa que está sofrendo um ataque. Deve-se afastar objetos que possam machucar a vítima, afrouxar suas roupas, colocar algo macio sob sua cabeça e não tentar pôr nada em sua boca. Para facilitar a respiração, recomenda-se colocar a pessoa de lado.

Segundo a fundação, convulsões não são emergências médicas. Só é necessário levar a vítima ao hospital ou chamar uma ambulância quando a pessoa é portadora de diabetes, está grávida ou tem febre alta. O caso também pode ser considerado emergência quando a convulsão é causada por algum problema externo grave, como insolação, hipoglicemia, pancadas na cabeça ou envenenamento.

Leia mais notícias de Ciência e Saúde

Cinemas britânicos ameaçam boicotar 'Alice' de Tim Burton

Disney quer reduzir intervalo de lançamento entre cinema e DVD.
Boicote pode afetar 30% das salas de projeção 3D da Grã-Bretanha.
Da EFE

Foto: Divulgação
A atriz Helena Bonham Carter interpreta a Rainha Vermelha em 'Alice no país das maravilhas'. Longa ainda tem no elenco Johnny Depp, Anne Hathaway, Christopher Lee e a australiana Mia Wasikowska, no papel de Alice. (Foto: Divulgação)

Diversas cadeias de cinemas britânicas ameaçam boicotar a versão de Tim Burton para o filme "Alice no país das maravilhas" devido a uma disputa pela data de lançamento da produção de DVD.

As cadeias Odeon, Vue e Cineworld se recusarão a exibir o filme se a Disney insistir em reduzir o intervalo entre a estreia nos cinemas e o lançamento em DVD das tradicionais 17 semanas para apenas 12, informa hoje o jornal "The Times".

O resultado da resistência entre as salas e a produtora terá grandes repercussões para a indústria. Se a Disney ganhar a queda-de-braço, outros distribuidores também tentarão encurtar esse intervalo de tempo; se perder, terão que pensar em outras estratégias.

Os distribuidores querem lançar seus títulos em DVD o mais rapidamente possível porque esse mercado, que era a maior fonte de receitas da indústria do cinema, encolheu 20% no ano passado, e creem que um intervalo menor entre a estreia nos cinemas e o lançamento do DVD alavancará as vendas.

Aparentemente, a polêmica em torno do lançamento de "Alice" mostra que ambas as partes têm muito a perder no caso do ameaçado boicote.

Outro filme de Tim Burton, "A fantástica fábrica de chocolate", faturou 37 milhões de libras (US$ 58 milhões no câmbio atual) apenas nas bilheterias da Grã-Bretanha em 2005.

Odeon, Vue e Cineworld são donas de 60% das salas do Reino Unido e controlam mais de 90% das salas de exibição em 3D.

Se "Alice" seguir o exemplo de "Avatar", sua versão em três dimensões vai faturar dez vezes mais do que a tradicional.

Leia mais notícias de Cinema

Cenas dos bastidores de 'Alice'

Além de algumas cenas novas que não tinham aparecido em nenhum teaser ou trailer, o vídeo abaixo traz imagens dos bastidores com Johnny Depp e Mia Wasikowska nos cenários de fundo verde durante as gravações:

VÍDEO

Imagem

Imagem

Imagem

O Pérola Negra já está no mar!

As filmagens de Piratas do Caribe 4 (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides) estão programadas para começarem em junho e o navio do Capitão Jack Sparrow, Pérola Negra, já deixou o porto e está navegando em direção ao Havaí, onde acontecerão as gravações.

Imagem

Cartões de Alice! - Happy Valentine's Day!

Imagem

Hoje nos Estados Unidos comemora-se o Dia dos Namorados! E o País das Maravilhas não poderia ficar de fora!
São 5 cartões para se presentear o namorado(a) ou um amigo(a) com mensagens do Chapeleiro Maluco, Alice, Rainha Branca, Rainha Vermelha e os irmãos Tweedledee e Tweedledum.

Clique aqui e imprima o seu!

Você também pode imprimir adesivos, marca páginas ou avisos de porta no clima de Alice no País das Maravilhas, para isso clique aqui.

Happy Valentine's Day! :D

AS MIL FACES DE JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP

JOHNNY DEPP



HUMOR DA NAHH

The current mood of nahh at nahh